DO LUTO A
LUTA: percursos familiares na educação escolar de crianças Surdas
Patrícia Mª
Paula S. D’Ávila Pires
Universidade do Estado da Bahia –
UNEB
Resumo:
Este artigo parte da seguinte indagação: “De que forma
o processo do luto vivenciado pelas famílias de crianças e jovens Surdos interfere
na condução da educação escolar desses alunos? Encarar a diferença surda como
modo de vida, possibilita o desenvolvimento de estratégias exitosas para o
desenvolvimento escolar desses sujeitos?” No processo investigativo, buscou-se
examinar bibliografias específicas baseadas na concepção sócio-antropológica,
dentre as quais pode citar: Quadros (2007), Danesi (2001), Skliar (2003), Patto
(2008) e outros. O presente trabalho objetiva investigar o processo do luto
vivenciado pelas famílias de Surdos, mostrando a sua interferência na condução
da educação escolar desses sujeitos. A metodologia aplicada fundamentou-se na
Pesquisa-Ação, numa abordagem qualitativa, na qual os dados coletados foram
predominantemente descritivos, surgidos dos relatos familiares sobre as suas
experiências com o processo educacional do seu parente surdo. Os resultados,
apesar de serem inconclusos, apontaram para a ausência de comunicação, a
resistência através da utilização da língua de sinais e da perspectiva negativa
do futuro do Surdo. Estas são evidências que refletem a não aceitação da surdez
pela família, entretanto vislumbraram possibilidades de enfrentamento das
mesmas em suas ansiedades, dúvidas e incertezas, ilustrando os seus percursos
na condução da educação escolar dessas crianças.
Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/do-luto-a-luta-percursos-familiares-na-educacao-escolar-de-criancas-surdas/91640/#ixzz1zE4lXOrt
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