sábado, 30 de junho de 2012

Artigo


DO LUTO A LUTA: percursos familiares na educação escolar de crianças Surdas
Patrícia Mª Paula S. D’Ávila Pires
Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Resumo:

Este artigo parte da seguinte indagação: “De que forma o processo do luto vivenciado pelas famílias de crianças e jovens Surdos interfere na condução da educação escolar desses alunos? Encarar a diferença surda como modo de vida, possibilita o desenvolvimento de estratégias exitosas para o desenvolvimento escolar desses sujeitos?” No processo investigativo, buscou-se examinar bibliografias específicas baseadas na concepção sócio-antropológica, dentre as quais pode citar: Quadros (2007), Danesi (2001), Skliar (2003), Patto (2008) e outros. O presente trabalho objetiva investigar o processo do luto vivenciado pelas famílias de Surdos, mostrando a sua interferência na condução da educação escolar desses sujeitos. A metodologia aplicada fundamentou-se na Pesquisa-Ação, numa abordagem qualitativa, na qual os dados coletados foram predominantemente descritivos, surgidos dos relatos familiares sobre as suas experiências com o processo educacional do seu parente surdo. Os resultados, apesar de serem inconclusos, apontaram para a ausência de comunicação, a resistência através da utilização da língua de sinais e da perspectiva negativa do futuro do Surdo. Estas são evidências que refletem a não aceitação da surdez pela família, entretanto vislumbraram possibilidades de enfrentamento das mesmas em suas ansiedades, dúvidas e incertezas, ilustrando os seus percursos na condução da educação escolar dessas crianças.

Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/do-luto-a-luta-percursos-familiares-na-educacao-escolar-de-criancas-surdas/91640/#ixzz1zE4lXOrt

Nenhum comentário:

Postar um comentário