terça-feira, 27 de novembro de 2012

Alteridade


O significado da palavra alteridade possui o sentido de colocar-se no lugar do outro numa relação interpessoal junto com a consideração, valorização e dialogando com o outro.

A prática da alteridade leva ao ato da cidadania estabelecendo uma relação pacífica e construtiva com a diferença, conforme se identifique e aprenda a aprender com o contrário.

O choque sempre ocorre, a partir do momento em que duas ou mais culturas encontram-se, mas isso é necessário para que haja a troca de informações entre eles, numa relação interpessoal.


Quando falamos da cultura surda vemos a necessidade de despertar a sociedade para o descaso de grande parte das instituições públicas para com os Surdos. Não se pode pensar a alteridade de uma pessoa a partir de sua deficiência, isto seria aniquilar a própria essência do homem. Estamos falando de um ser humano, e não cabe ao outro julgá-lo por uma diferença sensitiva. 


O surdo, muitas vezes, é visto como inferior em relação àqueles que se dizem “normais”, ou seja, a alteridade é vista pelo prisma da falta ou da piedade, e não de um ponto de vista ético, do ponto de vista do humano.

O sinônimo da palavra “alteridade” é relação, interpessoal.

O antônimo da palavra "alteridade" é preconceito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário