terça-feira, 13 de novembro de 2012

Comunicação entre surdos e ouvintes



A melhor forma de mantermos a comunicação com surdos é por meio da Libras (Língua Brasileira de Sinais). Porém, como nem sempre isso é possível, existem outras formas eficientes de se comunicar com os deficientes auditivos. É muito importante estabelecer esta comunicação e algumas recomendações são necessárias para melhorar o diálogo com os surdos. Confira: 

Fale de frente

A expressão "o corpo fala" faz ainda mais sentido com os surdos. A percepção visual dos surdos é mais aguçada e eles conseguem captar a mensagem, seja pela leitura labial ou mesmo pela expressão facial.

Faça frases curtas

A Língua dos Surdos é bem menos complexa que a Língua Portuguesa. Portanto, quanto mais objetiva a mensagem, mas fácil fica o entendimento dos surdos.

Seja expressivo

Uma pessoa com deficiência auditiva consegue compreender as emoções transmitidas nas mensagens, por meio de nossas expressões faciais e corporais. É essencial fazer gestos, mímicas, acenar e até tocar na pessoa para chamar sua atenção. Fale devagar e gesticule bem a boca na hora de falar.

Não altere o tom de voz
Um dos maiores erros é gritar com surdos. Além de o esforço ser em vão, já que ele não vai ouvir, o surdo pode entender que a pessoa está brava e quem grita transmite à pessoa surda uma sensação de agressividade, o que gera ansiedade e nervosismo.

Tente a comunicação escrita

Quando a mensagem fica muito complicada para ser transmitida, usar da comunicação escrita pode ser uma boa solução. Os especialistas recomendam fazer desenhos ou até escrever para facilitar a comunicação. O estímulo visual é de fácil entendimento e os surdos entendem placas, símbolos e desenhos.

Demonstre interesse e tenha paciência

Os surdos se sentem valorizados quando outras pessoas se aproximam na tentativa de estabelecer comunicação. Por isso, tenha calma e insista na comunicação.

Se for você quem não entende...

Se você não entende o que a pessoa surda está tentando dizer, o melhor caminho é não fingir. Demonstre que não entendeu e peça para que o surdo explique novamente.


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