sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Matriculas abertas


O curso Librasnet Total
O curso LIBRASNET TOTAL destina-se ao ensino da LIBRAS na sua gramática própria, de forma contextualizada, com o uso de frases e imagens. Dentro de um conceito inovador, todo o conteúdo foi desenvolvido com o objetivo de favorecer o aprendizado através de uma comunicação eficaz e espontânea e não apenas com o ensino de palavras isoladas.

A metodologia do curso se baseia no formato de um livro didático, iniciando a apresentação do conteúdo pela comunicação básica, como a própria identidade das pessoas, suas características físicas, seu nome, sua história e sua família, entre muitas outras situações presentes do nosso cotidiano.

Todos os sinais são apresentados através de recursos de animação (desenhos 2D), que permitem uma visualização mais detalhada dos sinais, bem como a sua repetição, pausa e ampliação, contemplando também a utilização de expressões faciais e corporais, fatores imprescindíveis no aprendizado da língua de sinais.

Nossos diferenciais

O LIBRASNET TOTAL é o primeiro curso a distância, para ensinar a Língua Brasileira de Sinais de forma contextualizada, ou seja, nas atividades cotidianas de uma família de ouvintes que tem uma criança surda que se comunica através da LIBRAS.

Diferentemente da grande maioria dos materiais existentes para ensinar LIBRAS, tais como dicionários em CD’s ou impressos e apostilas de curso de LIBRAS, que apresenta a LIBRAS de forma isolada e muitas vezes sem movimento, principal característica da Língua de Sinais, o LIBRASNET TOTAL apresenta a LIBRAS de forma contextualizada, mostrando os sinais em contexto, utilizando frases, situações e imagens para uma aprendizagem espontânea dessa língua.

Segue a metodologia de um livro didático, iniciando a apresentação do conteúdo pela comunicação básica, tal como a própria identidade das pessoas, suas características físicas, seu nome, sua história e sua família, entre muitas outras situações de comunicação e relacionamento cotidiano. Para fixação do conteúdo, o curso disponibiliza exercícios de Fixação e as seções Aprenda Brincando, Você Sabia? (ferramenta que disponibiliza explicações sobre a gramática da LIBRAS) e ainda o Dicionário ilustrado dos sinais.

As animações foram desenvolvidas em duas dimensões, e mostram os sinais com maiores detalhes, permitindo repetições, a ampliação das mãos (como se usasse uma lupa) e outros detalhes que auxiliam na visualização e compreensão dos sinais.

Os sinais da LIBRAS que exprimem movimentos complexos frontais ou laterais são melhores visualizados em animações vetoriais produzidas com o Flash, pois exibi-las em tamanhos maiores não afeta sua qualidade, nem aumenta o seu tamanho em bytes, como no caso de imagens, o que prejudicaria sua transmissão pela Web.

A utilização da animação é também um recurso eficaz para aproximar e despertar o interesse do público, visto que os personagens são estruturados com um nível de desenho bem definido, contemplando a utilização de cores e detalhes importantes na expressão facial e corporal, que são muito importantes na língua de sinais.

É importante também ressaltar as vantagens deste modelo educacional – a educação a distância, que permite que recursos instrucionais que sejam utilizados por um grande número de alunos.

A aprendizagem a distância também favorece os estudantes localizados em uma determinada região que nem sempre oferece os professores e cursos necessários à sua capacitação.

Por não exigir o deslocamento dos alunos permitindo que continuem em seus locais de trabalho, também propicia vantagens econômicas que certamente devem ser consideradas no momento da escolha do curso a ser oferecido.

As estatísticas comprovam que o aluno à distância consegue assimilar melhor os conhecimentos transmitidos e isto se deve a dois fatores: o primeiro diz respeito ao fato de que o aluno é um parceiro na construção do seu conhecimento. O outro fator registrado pelos especialistas diz respeito à qualidade do conteúdo educacional. Trabalhado por diversos especialistas, o conteúdo disponibilizado aos alunos é capaz de atender e satisfazer os objetivos definidos pela equipe.

DESCRIÇÃO GERAL

Modalidade
A distância, via internet. O aluno acessa o curso pela Web, quando desejar e de onde estiver.

Metodologia
O curso segue uma metodologia interativa e contextualizada para ensinar a Língua Brasileira de Sinais e aborda temas que discutem as teorias e práticas sobre educação inclusiva e surdez. Apresenta aproximadamente 1.000 sinais da Língua Brasileira de Sinais, através de uma família de ouvintes que tem um filho surdo.

Carga Horária
O curso é ministrado com uma carga horária de 120 hs.

Tutoria
Os alunos são acompanhados por um tutor para tirar dúvidas, orientar e estimular o participante a construir o seu próprio saber, durante os 7 dias da semana.O aluno tem ainda o acompanhamento de pedagogo e especialista em LIBRAS para discutir e tirar suas dúvidas relativas à Língua Brasileira de Sinais.

Certificado
O aluno do módulo LIBRASNET TOTAL receberá o Certificado de Participação em Curso de Extensão de 120 horas, emitido pela Universidade Federal de Uberlândia, se obtiver média geral acima de 70% nos testes aplicados, e conseguir um tempo total de acesso ao curso não inferior a 70% do tempo médio de acesso da sua turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário